domingo, 27 de setembro de 2009

Janela indiscreta e outras histórias

Janela indiscreta e outras histórias
Cornell Woolrich (1942)
tradução de Rubens Figueiredo - 2008
Companhia das Letras - 220 pag.

Coletânea de cinco contos policiais:

Janela indiscreta - indiscutivelmente o melhor, que foi utilizado por Hitchcock no filme de mesmo nome (Rear Window - 1954).  Homem imobilizado por questões de saúde passa o tempo na janela, de onde pode ver o que se passa nas janelas dos vizinhos e suspeita de um crime.
Hitchcock inclui personagens (Grace Kelly e vários vizinhos), substitui um empregado pela enfermeira (magistralmente interpretada por Telma Ritter) e muda também a forma pela qual Jeff descobre onde está o corpo. 

Post-mortem - Uma viúva descobre que seu falecido e enterrado marido era o ganhador da loteria e precisa encontrar o bilhete. Daí para se descobrir se ele realmente morreu de forma acidental ou não...   Pena que Hitchcock não filmou.

Três horas - Homem desconfia que a mulher o está traindo e cria bomba para matá-la, juntamente com o amante. Só que... alguma coisa sempre dá errado, não é?  Tique-taque, tique-taque. Muito bom.  Graças a Deus eu não rôo unhas, senão tinha acabado com elas.

Homicídio trocado - Homem procura conhecido especialista em álibis. Ele aceita o encargo e lhe mostra uma saída secreta de seu escritório, situado no fundo de um bar. Na data marcada ele entra no bar, se dirige ao escritório do amigo, os dois bebem, jogam, ele sai pela porta secreta, faz o que queria fazer e volta...  Impossível dizer mais.

Impulso - Homem em dificuldades financeiras tem que pedir dinheiro a seu ex-patrão, mas não tem coragem. Ele também não tem coragem de voltar para casa sem dinheiro, então ele resolve assaltar a casa do ex-empregador... mas as coisas não vão bem.

Boa leitura, já que o conto é o tamanho ideal para as tramas, que se desenvolvem e se resolvem no ritmo ideal.
Quanto ao filme, você ainda não viu?  Então corra à locadora. Para ver e rever, sempre. Eu comprei. Para mim, é o melhor do Hitch. E olha que os outros também são incríveis.
[terminei de ler em 07/02/2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!