terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cândido ou o otimismo


Candide ou l'optimisme
Voltaire (1759)
ebook (95 pág.) (http://www.ebooksgratuits.com/)
(as ilustrações, de edições e autores diferentes, estão disponíveis no site: http://ub-dok.uni-trier.de/ausstellung/candide/candide_franz.htm)

Livro de "aventuras" vividas por Cândido, jovem órfão criado em um castelo de um barão, onde recebe aulas do filósofo Pangloss.
O rapaz é expulso do castelo após se apaixonar pela filha do Barão, Mlle Cunegunda e começa um trajeto por vários continentes onde enfenta todos os horrores do mundo: guerras, escravidão, inquisição, assaltos, enganos, violências, orgulho, vaidades, luxúria, etc..
Voltaire, no entanto, apresenta todas estas façanhas em um texto permeado de humor (negro?) que aponta a metralhadora giratória de sua crítica feroz para todos os lados.

O trecho que ficou muito conhecido e é normalmente citado, está no capítulo 19, referente à imagem que está acima, onde Cândido e Cacambo (um de seus companheiros de viagem), na América do Sul, encontram um escravo sem a mão direita e a perna esquerda.  Eles conversam e o negro afirma:  "É a esse preço que vocês comem açúcar na Europa."

O livro também repete o mito do "Eldorado", uma terra de paz e entendimento onde todos são felizes e cobertos de riquezas situada em algum lugar aqui da nossa América.

Muito bom.
[terminei em 19/09/2009]

Um comentário:

  1. Leitura divertida e com valiosas lições para vários aspectos de nossas vidas. De certa forma vimos na obra de Voltaire algo de Cervantes e seu Dom Quixote. --Anisa

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!