domingo, 18 de outubro de 2009

Um pouco mais para a direita

Un peu plus loin sur la droite
Fred Vargas (1996)
J'ai Lu (254 pág.)

Policial.  Louis Kehlweiller, um funcionário afastado de um ministério continua suas investigações por Paris, auxiliado por inúmeros informantes.
Um dos pontos de vigia é um banco de praça em frente à casa de um político.  Ele chega no banco em uma madrugada e não consegue ficar ali por causa da sujeira que um cachorro deixou ao lado e da chuva, incessante.
No dia seguinte, chegando ao mesmo local, ele vê, onde o cachorro defecara, um osso humano.
Quem morreu?  Onde? Quando? Qual cachorro esteve ali?
Kelweiller conta com a ajuda de Marc e Mathias, personagens que já tinham aparecido em "Debout les morts" (que também é ótimo).

É o quarto livro da escritora que eu termino.  Gosto muito do estilo dela. Os fatos vão se desenrolando pouco a pouco e, em todos, o assassino era realmente aquele de quem eu  suspeitava. Essa é uma grande qualidade, já que outros escritores, inclusive dos mais famosos, deixam você chegar ao final sem saber o que se passa na mente do detetive e de repente, tudo é revelado, sem mostrar o desenvolvimento da investigação.

Outra qualidade de Fred Vargas é a capacidade de criar personagens realmente reais e apaixonantes.  Ao terminar, a gente lamenta ter chegado ao fim, já cheia de saudades de todos, como se fossem velhos amigos. 
Se você gosta de policial, recomendo.
[terminei em 09/10/2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!