sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dom Casmurro

Dom Casmurro
Machado de Assis (1899)
Nova Aguilar (Obras Completas) - 188 pág.

Por mais incrível que pareça, eu, até então, não tinha lido Dom Casmurro, embora seja o mais famoso romance de Machado de Assis, maior escritor do nosso Brasil.
Já tinha lido inúmeros contos, especialidade em que ele demonstrava sempre sua maestria, com a capacidade de escrever, descrever, envolver, emocionar, fazer rir, com quase nada de história. 

O romance segue a mesma linha.  Muito humor, desde o início, em que o narrador se descreve como casmurro, só que sutil, a suscitar sorrisos, nunca gargalhadas, e a história segue sem sobressaltos nem reviravoltas.  Tudo arrematado por um final enigmático, ou melhor, oblíquo e dissimulado, como os olhos de Capitu, em que o leitor fica suspenso no ar. 

Isso, sem falar no português.  Cada capítulo é uma aula.
Sobre a trama, se falar muito estraga, mas trata de assunto simples, a vida de Bentinho, um homem comum, que, já velho, nos conta sobre sua infância na casa da mãe viúva, seu o amor de menino pela vizinha Capitu, o primeiro beijo, a amizade com Escobar, amigo do seminário de onde queria sair, por amor a Capitu...
Leia.  A fama testemunha da qualidade da obra.

[terminei em 16/11/2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!