sábado, 14 de novembro de 2009

Na sala com Danuza

Na sala com Danuza
Danuza Leão (1992)
Siciliano (215 pág.)

Livro de etiqueta em geral. Muito bem escrito, ela tem um estilo leve e objetivo, de quem escreve há muito tempo para jornais. Além da enorme experiência com viagens e gente de todo o mundo. 

Amei de paixão a parte sobre as secretárias.
"Você é o patrão. Então proíba sua secretária de dizer, ao telefone:
. quem deseja?
. quem gostaria?
. de chamar as pessoas de 'meu bem', 'meu amor'.
. de perguntar: 'Danuza Leão, de onde?'  Ora, de onde, De minha casa."


Pena que o livro foi escrito antes da onda de telemarketing:
"Bom dia! A senhora Fulana de Souza e Silva?"  Quem mais liga para a casa dos outros com nome e sobrenome completo?
"Estamos convidando a Sra. para um evento..." O evento era o funcionário que iria passar no bairro arrecadando dinheiro para uma instituição que a gente nem sabe se existe.

Aliás, será que alguma empresa tem lucro com esse tipo de propaganda?
Porque eu passo a ter horror a todas as que mandam ligar para minha casa, inúmeras vezes (Santander, American Express, Editora Abril, NET, etc.). Me tirar do banho para atender uma oferta de assinatura de revista, me poupe! 
Se eu já disse que não quero o cartão de crédito, a TV a cabo, porque ligam novamente na semana seguinte? Quero dizer, no DIA seguinte? Só para gastar telefone?

Voltando ao livro, ele é divertido, Danuza sempre tem comentários muito espirituosos. Vale a pena.
[terminei em 1993]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!