sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Contos escolhidos dos irmãos Grimm

Contes Choisis
Irmãos Grimm  (18??)
ebook (cerca de 21 pág.)

Vários contos, curtos, todos com uma moral no fim.

O lobo e o homem; O violino maravilhoso; A raposa e os gansos; A raposa e o gato; O sol é testemunha; O doutor universal; O doce cozido;O lobo e a raposa; A coruja; Os três irmãos; O avô e o neto; Os três preguiçosos; O prego; O pequeno pastor; O camponês e o diabo; Os três velhos; A mortalha; A morte mais doce para os criminosos; A escolha de uma mulher e O melhor desejo.

Um bem conhecido é "O avô e o neto" (tradução livre minha):

"Era uma vez um homem velho, velho como as pedras. Seus olhos viam com dificuldade, suas orelhas não escutavam mais e seus joelhos vacilavam.  Um dia, à mesa, não podendo mais segurar a colher, ele derramou a sopa sobre a toalha e até um pouco sobre sua barba.

Seu filho e sua nora tiveram nojo e, a partir de então, o velho comia só, atrás do fogão, em um pequeno prato de cerâmica que era preenchido com dificuldade. Assim, ele olhava tristemente a mesa, e as lágrimas rolavam sob suas pálpebras; até que um dia, escapando às suas mãos trêmulas, o prato se quebrou sobre o piso.

Os jovens brigaram com ele e o velho soltou um suspiro; então eles lhe deram para comer um pote de madeira.

Ora, em uma noite em que eles jantavam à mesa, enquanto que o bom homem estava em seu canto, eles viram seu pequeno filho, da idade de quatro anos, juntar no chão algumas táboas.

- O quê você está fazendo? lhe perguntaram.
- Uma pequena vasilha, respondeu o menino, para dar de comer ao papai e mamãe quando eu estiver casado...

O homem e a mulher se entreolharam em silêncio...; lágrimas lhes vieram aos olhos.  Eles chamaram para junto deles o avô, que nunca mais deixou a mesa da família
."

[terminei em 14/03/2006]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!