segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O conde de Monte-Cristo 5

Le Comte de Monte-Cristo (5)
Alexandre Dumas (1844)
Folio (2 vol. - 1.398 pág.)

Alexandre Dumas escrevia como um louco, são centenas de volumes, alguns enormes, como é o caso deste livro, além de artigos para jornais, etc.
Para isso, é claro que contava com ajudantes, que escreviam sob suas ordens, sendo um deles Auguste Maquet, que colaborou no "Conde de Monte-Cristo" e no "Os Três Mosqueteiros".

No entanto, esta colaboração foi motivo de ser questionada a autoria de suas obras, ainda durante sua vida, sendo objeto até mesmo de disputa judicial que, no caso de Auguste Maquet, foi ganha por Dumas.

Nos apêndices deste livro, foram incluídos alguns artigos sobre este assunto, onde Dumas diz:
"Vocês sabem, queridos leitores, é fato conhecido (dos biógrafos, bem entendido) que eu não fiz um só dos meus 1200 volumes." e
"... As pessoas sempre se inquietaram em saber como eram feitos os meus livros e, sobretudo, quem os havia feito.  Seria tão simples acreditar que era eu, que ninguém teve a idéia.  E, naturalmente, são aquelas das minhas obras que obtiveram mais sucesso que contestam mais obstinadamente a paternidade..."

Eu, particularmente, acredito na autoria de Dumas, já que, vendo a lista de obras que o Sr. Maquet escreveu sozinho, não se acha uma só conhecida, enquanto que, ao contrário, Dumas deixou, entre inúmeras outras:
"O Conde de Monte-Cristo", "Os Três Mosqueteiros", "Vinte anos depois". "A Rainha Margot", "A Tulipa Negra", "O Homem da Máscara de Ferro", "O Colar da Rainha", "Robin Hood" ...

[terminei em 01/01/2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!