quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O mandarim

O mandarim 
Eça de Queiroz (1880)
 +/- 108 pág.

Muito boa história, baseada no chamado "Paradoxo do mandarim" que propunha a seguinte questão:
"Se você pudesse, com um simples desejo, sem que ninguém soubesse, matar um rico mandarim, que você não conhece, do outro lado do mundo e, ao mesmo tempo, herdar a sua fortuna, o que você faria?" 

Balzac, no romance "Père Goriot" cita o paradoxo, como sendo de Rousseau, mas parece que estaria equivocado, e teria sido proposto, na realidade, por Chateaubriand, em 1802 ... mas o fato é que Eça de Queiroz o desenvolveu neste romance-conto, de forma brilhante.

O mesmo tema gerou um dos melhores episódios (na minha opinião) da antiga série "Além da imaginação", já na fase colorida:  Um casal falido recebe uma caixa com um botão, entregue por um homem que esclarece o mecanismo, repetindo sempre que eles não conheciam a pessoa que iria morrer.  Depois de muitas brigas, eles desmontam a caixa, que está vazia, e acabam apertando o botão. No dia seguinte, o homem volta com uma maleta cheia de dinheiro, para pegar a caixa. Quando eles perguntam por quê, ele responde, que ela vai ser reutilizada, mas que eles não deviam se preocupar, ela seria entregue para alguém que eles não conheciam.......... 

Mas leia o livro sim, é muito interessante, e tem outro desenvolvimento, também muito bom.

[terminei em 2000]

2 comentários:

  1. Devo confessar que Eça de Queiroz é uma das lacunas que tenho em minah formação literária...entretando me vi tentado agora a redescobrir o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juan.
    Não sou expert em Eça de Queiroz, mas eu mais gostei mais de "As Cidades e as Serras". Só que é um romance mais longo. "O Mandarim", além de ser interessante, é bem curtinho. Vá fundo!

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!