segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O médico e o monstro

O médico e o monstro e outras histórias
(The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde)
Robert Louis Stevenson (1886)
Martin Claret (125 pág.)

É um pequeno livro com três histórias, na realidade, três contos.

A primeira (O médico e o monstro), que dá nome ao livro, é claramente a obra prima do autor, que o levou ao sucesso e a viver do que escrevia.   Infelizmente, a enorme divulgação (até mesmo em desenhos animados), tiram a surpresa da história que, imagino, seja muito mais saborosa para quem a desconheça completamente, mas, mesmo assim, vale a pena.
Stevenson trata, de forma pungente e profunda, do maior conflito humano, de um ser dividido entre a vontade de satisfazer vontades egoístas cuja realização, muitas vezes, é capaz de causar o  mal a outras pessoas, e o desejo de autotransformação e aperfeiçoamento em busca de uma realidade melhor e mais nobre. 

A forma da história foi muito bem escolhida.  A narrativa começa com um personagem chamado Utterson, amigo do Dr. Jekyll  que, pensando estar protegendo o amigo,  começa a investigar o envolvimento deste com o estranho Mr. Hide.  O mistério só vem a ser solucionado no fim, através de cartas deixadas por homens mortos. 

A segunda (Markheim) segue a linha da primeira, discutindo a divisão do ser humano entre o bem e o mal e na responsabilidade de cada um em fazer as escolhas diárias.  -  Um jovem, Markheim, entra na loja de um negociante de objetos usados, velho conhecido seu e o assassina.  O curioso é que Stevenson apresenta o negociante com cores tão desagradáveis, de forma que o leitor se coloca facilmente na posição do assassino, o que é, à evidência, o seu objetivo.

A terceira (Janet do pescoço torcido) difere das anteriores, sendo melhor classificada como história fantástica.   Pregador de pequena cidade emprega mulher considerada como bruxa.  Em uma ocasião, ela é atacada pelas mulheres da comunidade e, no dia seguinte, aparece com a cabeça pendente, como se tivesse sido enforcada...


[terminei em 05/01/2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!