sábado, 13 de março de 2010

Isadora Duncan

Minha vida
Isadora Duncan
José Olympio (pág)

Autobiografia da célebre dançarina (1877-1927) que revolucionou a história da dança.
Sua vida, de tão recheada de nomes conhecidos e eventos, é quase inacreditável, como um livro de aventuras.

Infelizmente não tenho o livro, que alguém me emprestou quando já estava esgotado, sendo claro que me constranjo muito por não me lembar quem foi, ficando aqui, de qualquer forma, o meu agradecimento.


Isadora, que nasceu nos Estados Unidos, parte para a Europa com 22 anos, no final do século XIX. Lá, ela, inspirada pelas formas gregas, entende ser necessário um retorno à beleza e simplicidade nos movimentos e na dança.
Ela rompe com a escola tradicional e desenvolve uma nova forma de dança, em que para não ter seus movimentos limitados, se apresenta com pouquíssima roupa, um escândalo para a época.

Seu sucesso é grande, passa a ter inúmeras alunas e seguidoras, tanto que ela funda escolas de dança em vários países.

Sua vida pessoal, no entanto, é tumultuada, ela perde os dois filhos afogados e o marido, em seguida, se divorcia dela e acaba se matando.

Isadora morre de forma trágica, enforcada pela echarpe que usava, cuja ponta se enrosca na roda do automóvel no qual viajava.

Como eu disse, o livro vale a pena.   Super recomendado.




[terminei em 1988]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!