sábado, 17 de abril de 2010

3 Homens em um barco (sem falar do cachorro)

Trois hommes dans un bateau, sans parler du chien
Three Men in a Boat (To Say Nothing of the Dog)
Jérome K. Jerome (1889)
ebook (342 pág. na edição da Folio)

Humor inglês.
Três amigos, solteiros, entediados, decidem fazer uma pequena viagem de barco. Enquanto o autor vai narrando a viagem, esta vai sendo colorida com outras pequenas historietas, sempre com humor muito fino.

Eu gostei. Ri bastante.

Uns trechinhos de exemplo (a tradução, perdoem, é minha, a partir do francês):

... Eu nunca li uma propaganda de remédio sem ser levado a concluir que eu sofro daquela particular doença, na forma mais virulenta.  A descrição parece, em cada caso, corresponder exatamente a todas as sensações que eu sempre tive....


... Então nós fizemos a faxina no barco e colocamos tudo em ordem (este exercício diário acabou por responder a uma questão que eu me fazia sempre: como passa o tempo uma mulher que não tem nada mais a fazer do que se ocupar de uma só casa?) ...


...Eu sempre tive a impressão de trabalhar mais do que devia.  Não que o trabalho me cause repulsa, veja: eu amo o trabalho, ele me exalta. Eu poderia passar horas a contemplá-lo.  Eu aprecio tanto sua companhia que a idéia de me separar dele me parte o coração.
Acumular o trabalho se tornou, para mim, uma espécie de paixão; minha escrivaninha está cheia a um tal ponto que não há mais espaço para colocar mais nada. Eu precisarei, logo, logo, construir um anexo...

As ilustrações que enfeitam este post são de William Geldart, muito adequadas à história.


[terminei em 28/03/2010]

2 comentários:

  1. Acabei de descobrir que olivro foi publicado no Brasil pela Global em 2012 com o título "Três Homens e uma Canoa: Sem Esquecer o Cachorro". http://www.globaleditora.com.br/catalogo-geral/juvenil/?colecao=36&LivroID=3436
    Será que essa escolha editorial foi baseada neste post?
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei um desses mas veio resumido. Gostaria de comprar o original online. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!