sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dicionário Analógico da Língua Portuguesa

Nova aquisição. 

É claro que não se trata de livro lido... afinal de contas, eu não leio dicionário, mas acho fundamental consultá-los.

Dicionário Analógico da Língua Portuguesa
Francisco Ferreira dos Santos Azevedo (1970??)
Lexikon (800 pág.)

Esse aqui me foi recentemente indicado por uma professora de português.
( É, no meu trabalho somos obrigados a fazer cursos todos os anos, para reciclar, melhorar, etc.  Daí que entre as opções oferecidas eu volta e meia paro em um curso de português...)

Bem, continuando, a professora falou sobre a existência de um dicionário analógico e ninguém na sala jamais tinha ouvido falar de um. Então ela explicou que era um dicionário que juntava as palavras que tinham a ver umas com as outras. Não se trata de sinônimo, não, mas de palavras relacionadas ao mesmo assunto.   (Aí lembrei que um professor de inglês havia me falado sobre um dicionário assim - in english, of course! -  cujo nome genérico era Thesaurus.) 

[thesaurus substantivo masculino
  1. grupos de palavras e expressões classificadas por temas, assuntos, de acordo com a analogia dos seus significados
  2. tesouro]


Achei o máximo e comecei a procurar....  esgotado, esgotado e caríssimo nos sebos!

Passou-se um ano e neste mês agora, surpresa!  Meu marido recebeu um email falando do relançamento deste dicionário, cuja última edição parece ter sido nos anos 80,  e saí correndo para comprá-lo.

Ele acabou de chegar e ainda não me familiarizei com o uso, mas já deu para ver que ele apresenta duas opções de busca:
  1. Por uma palavra de uma longa lista em ordem alfabética,
    p.ex.: prateleira --> 191/215
    e na página 191 a gente acha: receptáculo e toda uma lista de palavras afins (coletor, continente, quarto, armário, etc.), entre elas prateleira;
    ou na página 215: suporte e outras tantas do mesmo gabarito... com a prateleira entre elas, de novo;

  2. por assunto,
    p.ex.: Matéria, Matéria orgânica, Sensação, odor --> 400
    Aí a gente vai para a página 400 e acha uma lista de palavras associadas como cheirar, exalar, nariz, aroma, fragrância, faro, essência.... e por aí vai.
Ou seja, é o dicionário ideal para quando você sabe que existe uma palavra, sabe o assunto a que ela se refere, mas não consegue lembrar da bendita de jeito nenhum e fica com aquilo martelando na cabeça (Ai que horror!) dias e dias... 
Espero que esse dicionário me ajude, porque isso me acontece sempre.

Segundo a propaganda, são mais de 100 mil entradas (palavras e expressões diferentes) enviando a quase 160 mil referências diferentes.

E o mais incrível é que o preço não é absurdo como os que os dicionários costumam ter: R$ 55,92 na Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!