sábado, 17 de julho de 2010

Sacolas plásticas

Sacolas plásticas

Muito bem, entrou em vigor a lei que obriga que os comerciantes estimulem o uso de outras sacolas.

Eu sei que é um assunto totalmente fora do objetivo deste blog, mas eu não me agüento...

O argumento utilizado é que as sacolas são feitas de material que não se deteriora e permanece no meio ambiente, poluindo por muitos anos.  Até aqui, De acordo!, Tudo bem!, Abaixo as sacolas!

Só que eu já aprendi na vida que as coisas não têm somente um lado...

Eu moro no Rio de Janeiro, uma das maiores e mais conhecidas cidades do planeta, que, com a enorme população fixa e flutuante, foi transformada em um canteiro de prédios altos. 

Para que a convivência nestes prédios seja razoável, são estabelecidos critérios que vão sendo ajustados com o tempo.

Quando eu era pequena (isso há muitos séculos atrás...) os prédios possuíam equipamentos para queimar o lixo.  Só que isso era perigoso (as máquinas nem sempre estavam bem e podiam causar incêndios e queimaduras nos empregados) e poluía o ar.
Como não havia sacos plásticos, a gente embrulhava o lixo em jornais velhos ou o colocava em latas de lixo laváveis até o momento de jogá-lo na lixeira. Só que o lixo jogado in natura nas lixeiras fazia uma sujeira incrível e atraía baratas e baratas e baratas (ou seja:  as enormes e as marrons e as pretinhas)....   O lixo dos prédios era colocado em latões que, ao serem recolhidos pela Comlurb também, volta e meia, sujavam as calçadas e ruas, atraindo baratas (todos os tipos) e ratos e vermes....

Assim, a Comlurb passou a exigir que os prédios colocassem o lixo em sacos plásticos e os prédios que os moradores também colocassem os seus lixos individuais em sacos, evitando a sujeira nas lixeiras.

Todo mundo com consciência ecológica, visando minorar o impacto do plástico no ambiente, reaproveitava as sacolinhas e colocava o lixo nelas.

Agora, tudo vai mudar... !?!.   Será?  Para quem?
Continuamos obrigados a ensacar o lixo, em sacos de plástico que não nos serão mais fornecidos gratuitamente pelos supermercados, mas que deveremos comprar... 

A questão que não sai da minha cabeça é:   os sacos de lixo comprados não poluem?
Eu sei, há sacos especiais que se desfazem com o tempo, mas os que são vendidos nos supermercados perto de mim são de plástico comum mesmo...
Também há várias críticas à produção destes sacos especiais, parece que são feitos de comida e as fábricas gastam muita água limpa... transformando-a em suja.


Muito bem.  Então a natureza continuará sofrendo com os sacos comprados.

Será que o objetivo desta lei não é somente transferir aos consumidores o custo das embalagens, livrando os supermercados deste ônus?
Não.... paranóia minha...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!