segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Beau Geste

Beau Geste (1939)

Diretor: William A. Wellman

Elenco: Gary Cooper, Ray Milland, Robert Preston, Brian Donlevy, Susan Hayward, Donald O'Connor e Broderick Crawford

Super Filme! Imperdível!

Minha mãe falava muito desse filme quando eu era criança, mas, naquela época, a gente dependia dos cinemas ou da programação da TV, e ele nunca passou.  Somente com o vídeo-cassete consegui vê-lo e...  Amei!
Recentemente, comprei o DVD, para poder repetir o prazer quantas vezes me der na cabeça...

Bom, quem passa sempre por aqui sabe que eu tenho pavor de quem conta muito as histórias e as estraga, então acabo falando muito pouco, seja dos livros ou dos filmes, mas como minhas amigas-blogueiras reclamaram, desta fez vou tentar falar o máximo possível sem estragar nada, tá?

O filme começa com uma patrulha da Legião Estrangeira que chega a um forte no meio do deserto.  Há soldados em cada abertura do muro. A porta não se abre, mas do forte saem dois tiros. 

E aí, já foi o suficiente para correr para a locadora? 
Não dá para contar mais... juro que não, mas confiem em mim, é ÓTIMO.
Tem aventura, tem roubo de jóia, tem batalha, tem amor, tem traição, tem altruísmo, tem fidelidade, ou seja, tem história.

Os personagens principais são três irmãos órfãos, os Geste, interpretados por Gary Cooper (Beau), Ray Milland (John) e Robert Preston (Digby).

Ray Milland (que também atuou em "Disque M para matar de Hitchcock - veja também) está muito bonito nesta época, mas o charme de Gary Cooper é inigualável.
O homem tinha um charme incrível!  (Ele é da época do meu avô, mas charme é charme, não tem idade).

Robert Preston, mais recentemente, trabalhou na comédia "Vítor ou Vitória" (filme que também merece um post).

Uma curiosidade do filme é o ator Donald O'Connor menino, fazendo o papel do Beau Geste quando novo.
Para quem não se lembra, ele trabalhou com o Gene Kelly no "Cantando na Chuva" e tem um solo fantástico. Esse é outro filme que também vale a pena ver, mas fica para outro post.

Bem, voltando ao Beau Geste.  O título é o nome do personagem do Gary Cooper, mas também um trocadilho com o significado em francês: Belo Gesto.




O sargento Markoff (foto - Brian Donlevy) inspirou todos os sargentos do cinema e, na minha opinião, o personagem Rasinoff serviu de modelo para o macaquinho do Aladim (Vejam o filme e o desenho animado e me digam se não concordam).

Susan Hayward está bem novinha. (Mais tarde ela protagonizou um ótimo filme contra a pena de morte... também posso falar nele em outra ocasião)

Resumindo, é um dos meus filmes favoritos.
Para terminar, fica o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!