sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gênesis - Capítulos 32 a 36

Recentemente, saiu um livro que já foi citado em vários blogs, que resume, em 3 quadrinhos, várias histórias famosas.  O que achei engraçado é que ele resumiu a Bíblia.  É, em 3 quadrinhos... 

Como vocês que seguem este blog estão vendo nesta seqüência de Gênesis, cada pequeno capítulo da Bíblia apresenta histórias inteiras, cheias de aventura, emoção e movimento...  

Então não se contente com o resumo, nem com este meu, e leia a Bíblia diretamente. 
O meu objetivo aqui é somente dar um gostinho... e mostrar quantas histórias interessantes a gente pode encontrar.  E olha que estou somente no primeiro livro, o de Gênesis.

Continuando...

Capítulo 32 - "Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali."
Jacó, passados muitos anos, volta para sua terra, cheio de filhos e bens. No caminho, durante a noite, tem um encontro com um Anjo,  com o qual ele luta, vence, mas sai mancando.


(Tela do francês Alexander Louis Leloir, 1865)


Capítulo 33 - "... recebe o meu presente ... porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura..."
Jacó se reconcilia com seu irmão Esaú, após lhe enviar vários presentes.
 
Capítulo 34 - "... disse Jacó... Vós me afligistes e me fizestes odioso entre os moradores desta terra ... reunir-se-ão contra mim, e serei destruído..."
Diná, filha de Jacó, é violada por Siquém, homem do local onde eles tinham acampado.   Ele se apaixona por ela e quer se casar, mas Simeão e Levi, dois dos irmãos de Diná, agem à traição e matam toda a tribo de Siquém.

Capítulo 35  - "Assim, morreu Raquel e foi seputada no caminho de Efrata, que é Belém".
Nasce Benjamim, último filho de Jacó e Raquel, sua amada, morre do parto.  Morre também Isaque.
A curiosidade é que Raquel, símbolo do amor de Jacó, é enterrada em Belém, cidade onde, mais de mil anos após, nasce Jesus, prova do amor de Deus.

Em Hebraico, Belém (Bet-lehem) significa Casa do pão e, em árabe, a cidade se chama Bet-laham, Cidade da carne, curiosidade linguística de acordo com a passagem em que Jesus apresenta o pão aos discípulos e diz "Isto é o meu corpo".

Capítulo 36  - Relação de descendentes de Esaú e Seir. 

continua...

2 comentários:

  1. Adorei esse post...achei muito interessante as assossiações que você fez do nome do lugar com os acontecimentos... Do livro de Gênesis, minha história predileta é a de José, aprendi muito com ele....
    P.S.: quanto como eu estudo francês, eu faço curso, semana que vem eu começo o intermediário, francês 3...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, só mesmo lendo e relendo a Bíblia pra conhecer cada uma dessas histórias.
    Nunca tinha reparado que Raquel foi sepultada em Belém.

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!