segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Livre para Emagrecer

Livre para Emagrecer (Graças a Deus)
Free To Be Thin
Neva Coyle e Marie Chapian (1979)
trad. Myrian Talitha Lins
Editora Betânia (216 pág.)

Comprei esse livro porque fora indicado pela Lu Francesa, super vitoriosa no desafio de emagrecer (perdeu mais de 40 quilos!).

O livro foi escrito por Neva Coyle, uma cristã que havia feito cirurgia para redução de estômago e, após voltar a engordar, percebeu que estava agredindo seu corpo e, assim, indo contra a criação de Deus.
Ela sugere, então, que as pessoas submetam a Ele a sua forma de comer, para que alcancem o peso que Ele deseja que elas tenham.  Até aqui, tudo perfeito.

Só que a autora derrapou ao colocar o emagrecimento como obrigação, justamente ultrapassando a premissa inicial cristã, que é de se sujeitar à Vontade de Deus, acima de tudo.
Da mesma forma que Deus faz cachorrinhos e cachorrões, arbustos e árvores, faz pessoas pequenas e grandes, magras e mais cheinhas.  Devemos lembrar, ainda, que uma boa aparência não é sinônimo de magreza e emagrecer não é solução para nada, além do excesso de gordura.

É também preciso cuidado ao associar a comida à culpa quando o texto bíblico a associa ao prazer.


Então, exaltei eu a alegria, porquanto para o homem nenhuma coisa há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus lhe dá debaixo do sol. - Eclesiastes 8:15
 

O livro está corretíssimo, no entanto, ao afirmar que a comilança, glutonaria, são pecados e, por óbvio, não correspondem à vontade de Deus para ninguém, sendo claro que quem come demais não está tendo prazer, mas saciando uma compulsão, comendo, muitas vezes, coisas que nem está achando tão boas assim (falo por experiência própria).

Também é preciso fazer a diferença entre uma pessoa cheinha e obesa, situação que, obviamente, não agrada a Deus, já que impede que a pessoa tenha uma vida saudável, agredindo seus órgãos internos e o equilíbrio que Ele estabeleceu para o seu metabolismo. O problema é que a pessoa gorda é, justamente, a primeira a sofrer com a situação que vive.

Da mesma forma, o livro também é irrepreensível ao afirmar que a ansiedade também deve ser vencida e não pode, de jeito nenhum, ser abrandada com comida, mas com a verdadeira submissão à Vontade do Pai.

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? - Mateus 6:25) 


Fiz a crítica aqui tranquilamente, pois a própria autora, anos depois de ter escrito este livro e criado uma organização para emagrecimento (Overeaters Victorious), reconheceu que tinha imposto o emagrecimento como regra e fez um mea culpa no livro "Loved on a Grander Scale", que não chegou a ser lançado aqui.

No entanto, o livro é bom, apresenta alguns pontos interessantes,  transcreve depoimentos de pessoas que emagreceram e as dificuldades pelas quais passaram, guia e encoraja o leitor a se submeter, inclusive no que come, a Deus.

Recomendo, com a ressalva feita.

[terminei em 05/09/2010]

8 comentários:

  1. A autora não coloca nenhuma regra de emagrecimento. Estou lendo o livro e muito pelo contrário. O livro se baseia em você orar a Deus e pedir a ELE que ELE lhe mostre o quanto ELE quer que você pese, então à partir daí pedir a ele para lhe ajudar a alcançar e manter este peso.

    E outra coisa, eu creio que Jesus Cristo era extremamente magro. Porque? Porque ele comia apenas para manter o corpo vivo e saudável, creio que até se esquecia de comer, porque o prazer dele não era comida ou bebida. Creio que exceto por problemas de saúde (doenças que faz com que a pessoa engorde ou tenha dificuldades em perder peso) nós deveríamos pesar muitooo menos do que realmente pesamos. Porque se fossemos viver como Jesus viveu comeríamos para vier e não viveríamos para comer. Sendo assim se coméssemos somente o necessário para viver com saúde seríamos magros sim, exceto nos casos em que disse acima.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você está gostando do livro.

    ResponderExcluir
  3. Este é com certeza um excelente livro, além de te ajudar a manter seu peso segundo a vontade de Deus, nos desperta a algo ainda maior, ter mais comunhão e intimidade com nosso Criador. Deus abençoe poderosamente a escritora que tem ajudado a muitas pessoas com essa obra maravilhosa!




    ResponderExcluir
  4. olá,meu nome é márcia,li esse livro e me ajudou muito,eu pesava quase 115k e amagreci 20k graças a Deus,depois conheci um grupo dentro da fio cruz que se chama terrapia fica no estado do rj,lá conheci outro tipo de alimentaçao e promoçao de saude,Deus tem me ajudado e hoje peso 73k amem!aleluia!

    ResponderExcluir
  5. Nossa...eu tenho esse livro, havia começado a ler anos atras e nunca terminei de ler. Quero formar um grupo virtual fazendo leitura desse livro. Necessito emagrecer urgente. Peso 122kg.😭

    ResponderExcluir
  6. estou procurando esse livro não consigo encontrar sou de brasilia df onde posso achar, pode ate ser usado sei que é dificil achar.

    ResponderExcluir
  7. Rose, ele saiu de catálogo, consegui o meu exemplar em um sebo. Tente na Estante Virtual.

    ResponderExcluir
  8. pode-se ler também pelo Scribd:
    http://pt.scribd.com/doc/47787386/LIVRO-Livre-para-Emagrecer#scribd

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!