sábado, 9 de outubro de 2010

Aqueles que vão morrer te saúdam

Ceux qui vont mourir te saluent
Fred Vargas (1994)
J'ai Lu (190 pág.)

Policial.
Eu gosto bastante dessa escritora, já li vários outros dela, mas esse é fraquinho.

Um marchand de artes recebe um desenho de Michelângelo e desconfia que tenha sido roubado da biblioteca do Vaticano. Ele vai a  Roma e é assassinado, bebendo um drink misturado com cicuta. 
Começam as investigações, só que o irmão da vítima, embaixador francês, não quer que haja um escândalo capaz de macular seu nome e envia um funcionário para abafar o caso.   Só que, obviamente, as coisas vão se complicando, morre mais gente... etc. etc.

Fred Vargas tem um grande talento para desenvolver personagens.  Só que, nessa história tem personagem demais e, para piorar, quase  todos cometeram algum crime, o que torna a coisa muito confusa e impede que o leitor se identifique verdadeiramente com algum deles.
Acho que foi isso que impediu que eu gostasse mais do livro. 

Os personagens centrais são três jovens, um chamado Cláudio e outros dois amigos que, de brincadeira, passam a se chamar pelos nomes de Tibério e Nero, os três nomes de antigos imperadores romanos.

Daí, o título, retirado da obra de Suetônio sobre a Vida dos Césares, que seria a frase utilizada pelos gladiadores para homenagear o imperador Cláudio quando este ia ao teatro ver os combates: « Ave, Caesar! Morituri te salutant!» ou «Ave lmperator! Morituri te salutant!» que, traduzindo, seria "Salve Cesar! Aqueles que vão morrer te saúdam!"


Um comentário:

  1. A primeira vez que li esta frase foi no livro "Quo Vadis" de Henryk Sienkiewicz (que li há MUITOS anos), mais tarde também no filme com o mesmo nome. Lembro-me que por brincadeira costumava dizer esta frase sempre que entrava na sala de aula para fazer um exame... A ideia de um policial com este tema parece-me deliciosa!

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!