quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Assassinato

Murder
direção: Alfred Hitchcock
1928 - UK
filme P&B,  falado.
Atores principais: Herbert Marshall e Norah Baring


Mulher é encontrada em estado de choque ao lado do corpo de uma amiga, ambas atrizes, esta morta com um atiçador de lareira. Ela é levada a julgamento, condenada, mas um dos jurados, também ator, convencido de sua inocência, resolve reinvestigar o caso antes que ela fosse executada.

Ele utiliza um método para pegar o real assassino inspirado na peça "Rei Lear" de Shakespeare, fingindo realizar uma peça de teatro para que o assassino, convidado a participar como ator, fosse obrigado a confessar o crime.

Curiosidades:
1 - Um dos atores da trupe em que as moças trabalhavam, é um travesti, e aparece vestido de mulher no circo.
2 - Logo no início, quando o corpo é encontrado e toda a vizinhança acorda com os gritos, um casal sai da cama e a mulher veste sua calcinha... (para mostrar que estava deitada sem ela?).

3- Na entrevista dada a Truffaut, o diretor lembra que, como a questão da gravação dos sons ainda era complicada, a cena em que o ator está fazendo a barba e ouvindo o prelúdio de "Tristão e Isolda" foi realizada com uma pequena orquestra atrás da parede do cenário.
4 - A cena do julgamento, com um só homem contra o resto do juri lembra muito o filme posterior "11 homens e uma sentença"/"Twelve angry man" (que teve duas versões, com Henri Fonda e Jack Lemmon).   Só que, neste filme, a cena é meio bizarra, já que Hitchcock usa elementos cômicos, como a repetição de frases e o uníssono.

5 - Hitchcock aparece muito rapidamente, andando na rua.

O filme, como os anteriores, é lento, lentíssimo.
Também não recomendo.

[assisti em 21/09/2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!