sábado, 29 de janeiro de 2011

Por dentro da moda

Por dentro da moda - definições e experiências
Dinah Bueno Pezzolo (2009)
Senac (215 pág.)

Eu li o livro, deixei passar uns dias para amadurecer a idéia,  porque não sabia se havia gostado dele ou não...
Decidi:   gostei.

Explico. 
A autora é profissional da área de moda com inquestionável experiência. Editora responsável pelo caderno de moda do jornal "Estado de São Paulo" por mais de 30 anos, que resolveu virar fotógrafa também porque os fotógrafos contratados não tinham o "olho" apurado para os detalhes, tem toneladas de conhecimento sobre o assunto, podendo dar opiniões abalizadas.

Só que o livro parece ser fruto de encomenda, ou seja, foi feito de acordo com o que a editora desejava e não de acordo com o que a autora queria dizer,  tendo um caráter claramente didático, voltado aos estudantes do SENAC.

Assim, o livro tem uma primeira parte em que se faz um breve panorama da história da moda, especialmente do século XX;
uma parte intermediária, em que ela conta alguns casos e dá conselhos aos jovens profissionais de moda e jornalismo de moda; e
uma espécie de dicionário de itens, que parece um pouco com o objetivo do livro , mas é muito melhor, por mais aprofundado.

O fato de ser encomenda não é mau, mas ao ler, a gente tem a impressão de que o melhor foi deixado de lado, quero dizer que a autora só se permitiu contar pequenos flagrantes aqui e ali de casos que viveu e presenciou, que são, de longe, a melhor parte do livro.

Não sei se ela tem esse projeto, mas deveria fazer um livro mais pessoal, contando os casos, tanto nos desfiles, quanto no trato constante com os criadores bem como da redação do jornal, como são escolhidas as roupas, as modelos, os fotógrafos, os editoriais, etc.    Com certeza ela faria um livro interessantíssimo.   

Esse é bom, didático e instrutivo, mas fico na expectativa do outro.

Ah! o livro se desfolhou... uma lástima. O último caderno saiu inteiro e depois se soltou todo.
Quando as editoras brasileiras vão aprender a fazer livros resistentes como os que a gente compra lá fora?  Quando?

[terminei em 19/01/2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!