quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Um ano na Provença

Une Année en Provence
Peter Mayle (1993)
trad. p/ Francês - Jean Rosenthal
Points (263 pág.)

Um casal de ingleses se cansa do frio do seu país e resolve se mudar para a região da Provence, na França.

O livro é autobiográfico e conta, mês a mês, as aventuras do casal no primeiro ano depois da mudança, com os ajustes decorrentes das diferenças de cultura...

É uma narrativa apaixonada de quem realmente passou a amar um novo país e um povo, de quem pôde morar onde escolheu e não simplesmente onde nasceu.

O autor se maravilha com as paisagens, com a comida e, sobretudo, com as pessoas do local que o recebem com muito carinho.  É, resumidamente, uma declaração de amor e um muito obrigado geral e público.

É um livro suave e muito agradável.  Fez sucesso no mundo todo e o autor já escreveu vários outros seguindo o tema (Provence), inclusive um que foi adaptado para o cinema (A good year - Un bon cru - Um bom ano).

Recomendo, especialmente para aqueles que têm uma quedinha pela França.

A capa  do meu livro é essa de cima, que eu tive que fotografar, já que achei uma penca de capas pela internet, menos essa.

Embora as outras não sejam de se jogar fora, a minha é a mais bonita (e eu não ia deixá-la de lado), e a que mais tem a ver com o livro, já que nele tem uma histórinha de caixa de correios e plantação de lavanda...


De qualquer forma, coloco aqui todas as demais que encontrei:










[terminei em 09/01/2011]

3 comentários:

  1. Ah eu adoro este tipo de livro... eu tenho esse filme um bom ano, é muito legal, não sabia que era baseado em um livro, vou procurar :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog. Estava a procura de algo assim. Sou apaixonada pela decoração provençal e pela França em geral. Amei o filme Julie e Julia, principalmente as passagens na França.
    Beijinhos,
    Joana (Jô)
    joartflores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Miriam, tudo bem? Com a proximidade do outono so consigo pensar em cobertas fofinhas, chocolate quente e livros! Vou publicar o seu post no meu Face, Ok?! Beijos e até a proxima visita!

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!