domingo, 20 de fevereiro de 2011

História para rir

Histoire de rire et autres nouvelles
Anton Tchékhov (1886)
trad. Anne Coldefy-Faucard (2004)
Librio (89 pág.)

Livro de contos.

Tchékhov é ótimo, sensível e crítico ao mesmo tempo.
Todas as vezes que o leio lembro de Maupassant e de Machado de Assis. Cada um tem seu estilo próprio, mas ambos "colocam o dedo na ferida" da sociedade de sua época.  Todos com maestria, é claro.


Histoire de rire - Jovem rapaz convence uma moça, Nádia, a descer uma montanha de trenó, apesar do pavor que ela sente.  No caminho, no meio do barulho do trenó e do vento, ele sussurra: "Nádia, eu te amo" e a moça, sem ter certeza se realmente ouviu dele a frase ou se se tratava de um som vindo no vento, repete e repete e repete a descida...

Le roman d'une contrebasse - Contrabaixista, indo tocar em um casamento, resolve parar no caminho para se refrescar em um riacho. Só que ele se distrai vendo bela moça que pescava na margem e suas roupas são roubadas...

Miroir déformant - Homem vai a casa de seus ancestrais com sua mulher. Lá ele mostra a foto de uma parenta, muito feia, mas que adorava um espelho. Não qualquer espelho, mas um em particular, que ela não largava de forma alguma. A mulher tem curiosidade de ver o espelho e passa a viver grudada com ele. Por quê?

Ah, les usagers ! - Um cobrador de bilhetes em um trem é muito diligente em seu trabalho e acaba arrumando confusão.

Fragments du journal d'un irascible - Diário de um  rapaz que se afirma irascível, sem paciência para nada, e que os outros não sabem o que os espera. Uma jovem vizinha, no entanto, não o deixa em paz.

Les nerfs - Em um dia em que sua mulher estava viajando, um homem participa de uma reunião e escuta histórias de fantasmas.  Quando vai para casa, fica apavorado, não consegue dormir e começa a infernizar a vida de sua empregada.

Polinka - Moça que trabalha em um atelier de costura, vai a um armarinho comprar fitas e outras coisas, mas quer, na realidade, conversar com um rapaz.

Un drame - Escritor, em sua casa, recebe a visita de uma mulher que afirma ter escrito um romance.  Ela quer porque quer que ele escute a sua leitura em voz alta do tal romance.... inteiro.

La maison de la mezzanine -Jovem pintor conhece uma família que tem duas filhas.  Ela passa a freqüentar a casa e descobre que a mais nova é bem doce, mas a mais velha é mandona e muito ligada a política.  Ele se apaixona por uma...

Livrinho pequenino, baratíssimo.  Na França, ainda mais barato do que aqui, lá custa apenas 2 Euros.
Mas de excelente qualidade. O texto, quero dizer..  A edição é simples, em papel jornal, mas não desfolhou... (Como eles conseguem e as gráficas daqui não?)

Os meus favoritos foram o primeiro, (Histoire de rire) o do espelho (Mirroir déformant) e o do escritor (un drame), mas os outros também são bons.

[terminei em 09/02/2011]

Um comentário:

  1. Oiê!

    Tava lendo a descrição do seu perfil e comecei a rir, pois tb amo ler e normalmente leio mais de um livro ao mesmo tempo! Será que isso é normal??? kkkkk

    Adorei a dica de passar esfoliante facial na mão para unificar o tom da pele. Vou experimentar e depois conto como me saí.

    Obrigada pela dica!

    Beijoca e linda semana ♥

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!