quarta-feira, 22 de junho de 2011

1.000 Dicas de costura

1,000 Clever Sewing Shortcuts & Tips
Deepika Prakash (2010)
Creative Publishing International (166 pág.)

Durante muito tempo o centro da moda foi a França.

As mulheres ricas da nascente sociedade dos Estados Unidos atravessavam o Atlântico para comprar vestidos.
Outras, não tão ricas assim, encomendavam roupas junto a profissionais especializados em realizar viagens à França para buscar as roupas feitas segundo as medidas previamente enviadas, levando as preciosidades aos Estados Unidos.

Em determinado momento do início do século XX, o governo americano resolveu taxar as roupas importadas, e taxar com vontade, de forma que as compras ficaram inviáveis.

Só que as americanas queriam continuar se vestindo de acordo com a moda européia.

Solução?  Os estilistas passaram a vender os moldes das roupas, que não sofriam taxação.
Começou a tradição de as americanas fazerem roupas a partir de moldes. 

Não sei se esta é a única causa, mas é fato que as americanas que gostam de costurar, ainda hoje compram, e muito, moldes prontos de roupas, tanto que há empresas de grande porte especializadas no assunto: Vogue, Butterick, McCall, Simplicity, e por aí vai.


Muito bem.  A autora desse livro, há alguns anos, resolveu costurar e, como muitas outras mulheres, ficava cheia de dúvidas na hora de escolher os moldes.  Como saber se a roupa feita com eles iria cair bem, se as instruções eram claras, se a construção da roupa era fácil.... dúvidas, dúvidas, dúvidas.

Tentando resolver a questão, ela montou um site, Pattern Review, onde pessoas que compartilham do mesmo hobby escrevem sobre os moldes, colocam as fotos das roupas que fizeram, discutem, criticam, questionam....   Daí que, antes de fazer uma roupa, a participante coloca o número correspondente ao molde na pesquisa e lê o que as outras acharam, antes de cortar o tecido.

A coisa funcionou e fez sucesso, tanto que virou uma espécie de comunidade,  em que as costureiras trocam experiências, truques e informações.

Desse amontoado de dicas nasceu este livro, uma seleção de 1.000 dicas e truques sobre vários aspectos da costura que foram trocados pelas usuárias do site.

Encontrei alguns probleminhas:
Cada dica foi escrita por uma pessoa diferente, com um vocabulário e um jeito próprios, e o inglês me faltou em alguns momentos.
Muitas dicas fazem referência a materiais típicos dos EUA, que não são encontrados com facilidade aqui.
Algumas dicas são um tanto repetitivas (uma não sabia o que a outra já havia escrito, é claro).

Mas no geral, é legal.
Eu esperava mais, mas ... é legal (in english: so so).


[terminei em 08/06/2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!