sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Metamorfose

La Métamorphose
Franz Kafka (1915)
ebook (+/- 100 pág.)

Soco no estômago.  É o que esse livro é.

Jovem que se esforça como louco para trabalhar como caixeiro viajante de forma a sustentar sua família, seu pai falido, sua mãe asmática e sua jovem irmã que toca violão,  um dia acorda e se vê transformado em uma barata.
Uma grande barata.

A partir desse momento, ele tem que conviver com a reação da família e dos estranhos que entram em sua casa.

Depois de ter lido o livro, vi algumas "críticas" em sites de livrarias e, surpreendentemente, encontrei pessoas que acharam chata a história e outras que a acharam "engraçada".

Eu realmente não posso compreender essa reação.

Quem não gosta desse livro deve se dar muito bem com sua família.

No entanto, há pessoas que, como Gregor Samsa, vêem que, apesar de todos os seus esforços passados, ao menor problema que enfrentam, são rejeitados por todos os que as rodeiam, como se fossem seres asquerosos e inúteis.


Kafka tem a capacidade de colocar o dedo no fundo da ferida humana com uma escrita fluida que mantém o interesse permanente do leitor.

Sua escolha da barata é perfeita, porque é um animal que não apresenta grandes riscos, já que a barata não morde nem pica e qualquer pancada é suficiente para eliminá-la da face da terra, mas, talvez por estar claramente vinculada à imundicie,  causa terror à maioria das pessoas.


Kafka se sentia rejeitado.
Quem não se sente?

Recomendo.
Muito.

[terminei em 17/07/2011]

5 comentários:

  1. Tenho ele em francês, mas confesso que tem me dando preguiça olhar pra ele e começar, mesmo ele me causando uma curiosidade terrível, afinal, Kafka é Kafka! HAHAHAHA. :-D
    Adorei tudo por aqui. De verdade, e vou estar sempre por aqui acompanhando tudo e dando a maior força.

    Fernanda Mathièu,
    http://literaturacafeinada.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, justamente foi a versão em francês que li. Gostei muito, você não vai se arrepender.
    Que bom que você gostou. Fico aguardando sua volta.

    ResponderExcluir
  3. Báh Míriam querida ler Kafka é sempre uma experiência única e transformadora, para além de gostar ou não de sua obra acredito que é impossível ficar indiferente à ela. Parabéns por mais um leitura em fancês, juro que não sei como tu consegues, são tempos verbais demais para miha cabeça hehehehehe...

    ResponderExcluir
  4. Mi, como respondi lá na sua estante, nossa língua ainda tem mais tempos verbais. Nós somos incríveis!!! Perto do Português, o Francês é moleza.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Olá..eu nunca consegui ler esse livro inteiro..toda vez eu começo mas vou deixando de lado. E eu gosto muito de ler. Deve ser alguma barreira pessoal com ..barata.
    Você se lembra do primeiro livro que vc leu?
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!