quarta-feira, 14 de novembro de 2012

My Man Jeeves

My Man Jeeves
P. G. Wodehouse (1919)
ebook (128 pág.)

Humor.

Coletânea de histórias curtas.

Neste volume, aparecem, pela primeira vez, os personagem Jeeves e Wooster, embora alguns dos textos ainda se refiram ao nome Regie Pepper, protótipo do Bertie.

As histórias não são tão boas como as de outros livros dele que já coloquei aqui, mas sempre bem escritas e com uma boa dose de humor.

O livro, no formato eletrônico, está disponível no Projeto Gutenberg.

E, de graça, acabei me animando a enfrentar a leitura em inglês. 

Foi bom. Devo ter perdido uma ou duas piadas, mas valeu.
No entanto, não recomendo o livro.  Os temas são repetitivos e há outros do mesmo autor melhores. 

Mas vamos às histórias:
Em várias delas há uma questão paralela envolvendo uma gravata, um bigode, um casaco... e Jeeves sempre tem razão.

LEAVE IT TO JEEVES
Bertie resolve ajudar um amigo, Corky, que é pintor e, por isso, precisa da ajuda financeira de um tio.  Só que o tio pensa que o sobrinho é um empresário... A confusão se estabelece e é preciso deixar a solução para o Jeeves.

JEEVES AND THE UNBIDDEN GUEST
Tia Ágatha manda uma amiga procurar o Bertie para que este acolha seu filho em casa enquanto a tal amiga, Lady Malvern, faz uma pequena viagem.   A mãe pensa que o garoto é tímido e caseiro, mas enquanto ela está fora, ele cai na gandaia, enche a cara e acaba preso. E a mãe volta de repente... Jeeves explica.

JEEVES AND THE HARD-BOILED EGG
Um outro amigo, Bick, está com problemas. Seu tio, o Duque de Chiswick, deve chegar a qualquer momento e, segundo o que estava combinado anteriormente, o sobrinho deveria estar no Colorado e não em Nova Yorque. A situação se enrola, com um plano doido de conseguir dinheiro mostrando o Lorde Inglês a uns empresários do interior que pagaram ingresso... o tio descobre, fica ofendido, mas isso acaba sendo bom para o rapaz que, finalmente, enfrenta o tio e passa a cuidar da própria vida. Jeeves resolve novamente.

ABSENT TREATMENT
Nesta história, o personagem é o outro, Reggie Pepper.
Um amigo, Bobbie Cardew, é casado com Mary Anthony, só que ele é muito esquecido.  Se esqueceu do aniversário de casamento e, pior, do aniversário da mulher. Ela vai embora.
Só que isso é parte de um plano, arquitetado com Reggie, para mudar o marido. Como Jeeves ainda não existia,  a coisa termina em confusão.


HELPING FREDDIE
Freddie Meadowes brigou com a noiva, Angela West, e está muito deprimido. Seus amigos o levam para uma casa de campo. Só que a noiva, justamente, estava hospedada na mesma região.  Sequestro de criança, peça de teatro, tudo isso (e mais alguma coisa) é usado como arma na tentativa de reconciliar o casal.

RALLYING ROUND OLD GEORGE
Esse conto tem um quê de policial. O personagem, que tem outro mordomo, chamado Voules, está em um iate em Monte Carlo. Acontece um assassinato na cidade e um amigo, que, após beber muito, não se lembra de nada do que fez na noite anterior, fica apavorado pensando que pode ser o assassino. Reggie resolve ajudar...

DOING CLARENCE A BIT OF GOOD
Elizabeth Shoolbred, ex-namorada de Reggie,  pede sua ajuda. Seu marido é pintor mas se incomoda muito com um quadro de uma Vênus que o pai dele pintou e deu a eles como presente de casamento.  Ela quer que Reggie roube o quadro...  e algo sempre pode dar errado.

THE AUNT AND THE SLUGGARD
Jeeves e Bertie voltam a aparecer. Rocky, um amigo, gosta do campo e de escrever poesias do tipo daquelas de cartões de aniversário. Uma tia o manda para Nova Yorque com a incumbência de escrever para ela contando sobre as peças de teatro, as festas, etc, ou seja, tudo o que ele não gosta.  Combinam, então, de mandar Jeeves aos restaurantes e teatros para recolher informações e contá-las a Rocky que escreveria as cartas com uma boa dose de ficção.  Poderia dar certo? É claro que não. Mas Jeeves resolve.


[terminei em 01/07/2012]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, comente....
(este blog tem moderação, mas faço o possível para não demorar muito para aprovar os comentários)
Espero que tenha gostado.
Volte sempre!